Dias mais curtos e brilho do sol: perigos ao dirigir no verão ( e como preveni-los)
Mesmo nos dias mais quentes e ensolarados, as estradas podem apresentar riscos. Siga estas dicas de direção para se manter em segurança.
Condições climáticas adversas, como neve, granizo, chuva, neblina e ventos fortes, não são as únicas a serem consideradas ao dirigir.
Dias ensolarados e com céu claro também podem apresentar riscos, especialmente porque há mais veículos nas estradas durante os meses de verão e as pessoas tendem a viajar por distâncias maiores.
Como o verão altera as condições de direção no trânsito
Dirigir diretamente contra o sol não é apenas desconfortável, como é um risco real de acidentes.
Quando o brilho do sol atinge o para-brisa no ângulo certo, ele pode eliminar a visibilidade quase instantaneamente. Você não vê o pedestre na faixa de pedestres. Você não vê o carro parado no semáforo vermelho. E você pode nem perceber que saiu da sua faixa até que seja tarde demais.
Além disso, os dias se tornam mais longos e você acaba se encontrando nas ruas mais tarde do que esperava, levando a fadiga e cansaço chegarem despercebidos e prejudicarem seu pensamento crítico e habilidade de condução.
Brilho do Sol e seu reflexo nos vidros
O Sol, especialmente nos horários mais quentes como o Meio-dia até 15h, torna a visão extremamente difícil durante a condução.
Quando o sol compromete sua visão, ele pode causar a percepção seletiva; você pode não ver o que realmente está em sua frente, pois só vê o que espera ver. Pedestres e ciclistas também “desaparecem” quando você espera ver veículos.
Nesse caso, é importante investir em um bom par de óculos de sol que bloqueiem raios UVA e UVB. Óculos polarizados bloqueiam o brilho do sol, junto a proteger seus olhos de danos causados pelo sol forte.
Também é importante garantir que seu para-brisa está em boas condições. A sujeira, rachaduras e pequenos danos podem causar reflexos fortes nos olhos do motorista, dificultando a condução.
Não subestime a fadiga do motorista!
Longas viagens de verão, principalmente em clima quente, podem cansar mais do que você imagina.
Isso pode prejudicar o tempo de reação e a capacidade de tomar decisões, aumentando significativamente o risco de acidentes.
Para combater essa fadiga, planeje pausas regulares a cada duas horas ou 160 quilômetros para descansar e alongar.
Quando precisar de um guincho em Curitiba, São José dos Pinhais ou Pinhais, confie na Guinchos Costeira para seu resgate. Oferecemos serviços de guincho e auto socorro com rapidez e segurança, atendendo emergências de qualquer porte.
Conte com a nossa experiência e compromisso para resolver imprevistos na estrada, a qualquer hora do dia ou da noite!
VOLTAR
